Não dá mais pra segurar”

Arimatea Souza

´Tô nem aí´

O prefeito eleito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), minimizou ontem a reação da cúpula do PSB à sua indicação para que o vereador Ubiratan (Bira) Pereira lidere a base governista no Legislativo, a partir de janeiro.
“Não estou preocupado com o que o PSB está pensando sobre Bira. Ele é um vereador competente e tem todas as condições para ser um grande líder”, emendou Cartaxo.

´Carona´
O próprio Bira também relativizou a ameaça de expulsão verbalizada pelo presidente do PSB/JP, Ronaldo Barbosa: “Esse cidadão estava adormecido e agora consegue holofotes para me atacar”.

Passe livre
O ex-senador Marcondes Gadelha, presidente do PSC/PB, disse que “nós não temos nenhuma objeção” à eventual participação do seu partido – e do próprio deputado Guilherme Almeida – no secretariado do prefeito eleito Romero Rodrigues.
“Guilherme tem liberdade absoluta para tomar a iniciativa que julgar conveniente”, reforçou.

Alongamento
A Assembleia Legislativa aprovou ontem o projeto do deputado Janduhy Carneiro (PPS) que autoriza o parcelamento dos débitos de empresas privadas junto à Cagepa.

Convocação
Janduhy convocou os ex-secretários de Comunicação Tatiana Medeiros e Nonato Bandeira para uma audiência pública na próxima sexta-feira.
“Temos que apurar as denúncias recíprocas”, justificou.

Padrinho forte
O PP já definiu o seu espaço na futura administração Luciano Cartaxo: Socorro Gadelha, funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal, vai tomar conta da área de habitação da PMJP.

Saldo
Lídia Moura, presidente do PMN/PB, qualificou como “uma conversa muito proveitosa” o diálogo, anteontem, entre ela, a presidente nacional do partido, Telma Ribeiro, e Romero Rodrigues.

Sem porteiras
“Não há restrição – ou proibição – da direção estadual às opções dos vereadores eleitos” acerca do Governo Romero, situou Lídia, acrescentando que da parte da direção nacional “há uma simpatia, uma recomendação”, para que os parlamentares “se aproximem do governo do PSDB”.

Tempo verbal
Lídia observou que “o apoio ao PMDB na Paraíba era uma exceção à regra” em termos de PMN no País.

Afinação
A direção estadual do PT reúne os prefeitos eleitos no Estado na próxima sexta-feira, em João Pessoa.

Carão público
O deputado Anísio Maia (PT) recriminou declarações do presidente do PT/PB, Rodrigo Soares, segundo as quais a filiação do prefeito pessoense Luciano Agra à legenda implicaria na sua elevação à condição de candidato a governador em 2014.

Precipitado
“O PT é um partido democrático e o seu presidente tem que falar ouvindo as bases e a Executiva. Ele tem que conversar conosco para decidir o que é o melhor para o PT. O método está errado. Tudo tem que ser combinado. Quem dá a legenda não é Rodrigo, mas os filiados do PT”, protestou Maia.

Pontuais
O sindicalista José do Nascimento Coelho disse à Coluna que não há negociações da direção do PCdoB com Romero Rodrigues.
“Os contatos devem ser com algum dirigente”, arriscou.

O detalhe
A conversa de Romero foi – entre outros militantes – com o ex-candidato a vice-prefeito Félix Araújo Neto.

Entrega
Vai ser inaugurado nesta quinta-feira o ‘Museu de Arte Popular’ (Museu dos Três Pandeiros), construído pela UEPB às margens do Açude Velho, em Campina.
A obra foi projetada por Oscar Niemeyer.

Ruído
O primeiro sintoma de algo anormal surgiu na terça-feira, quando todas as solenidades de inauguração programadas pela UEPB foram suspensas.

Deslocamento
Posteriormente, soube-se que as ´cabeças pensantes´ da cúpula diretiva da instituição viajaram para João Pessoa.

Todos à mesa
Os três candidatos à Reitoria – professores Rangel Júnior, Cristovam Andrade e Eliana Maia – foram convocados para uma reunião com Ricardo Coutinho.

Cerco
Ricardo manteve o estilo: fez duras críticas à atual condução administrativa da universidade; mencionou que Rangel Júnior é o candidato desse grupo que conduz – na sua visão – equivocadamente a instituição, mas externou as brutais pressões políticas, de toda ordem, para nomeá-lo.

Integração
Aí veio a proposta inesperada: que os três candidatos escolhidos pela comunidade universitária integrassem a nova gestão, como forma de demarcar um novo tempo na UEPB.

Resistências
Diante da reação inicial de surpresa e indisposição, foi agendada uma nova reunião para ontem com os reitoráveis.

Fatalidade do tempo

Andrade e Eliana demonstraram pouca simpatia pela proposta, que nas entrelinhas apontava a decisão – a contragosto governamental – pela nomeação de Rangel Júnior.
As conversas – algumas individualizadas – adentraram pela noite, sem a oficialização, esperada para hoje.
Ricardo parecia pinçar, noutro contexto, o verso célebre do inesquecível Gonzaguinha: “Não dá mais para segurar”.

Parece que Rangel encomendou o terno…